fbpx

CULINÁRIA ÁRABE

ESFIHARIA & CAFETERIA & DOCERIA

A migração da culinária árabe para o Brasil

Com certeza você já viu ou comeu quibe e esfirra, não é mesmo? Já ouvir falar em húmus, tabule e babaganuche? Esses são alguns exemplos das comidas típicas da culinária árabe que ganharam o gosto não só dos brasileiros mas de diversas partes do mundo.

No entanto, uma coisa é certa: a maior parte dos pratos são servidos e acompanhados por pães, que desde muito cedo fazem parte da alimentação e da base alimentar do território. Por isso, reunimos a seguir os principais e mais conhecidos pratos da culinária árabe. Confira!

Quibe

Talvez muitas pessoas não saibam, mas o quibe, muito consumido em festas, é um prato típico árabe e um dos mais conhecidos no Brasil. Originalmente, pode ser assado ou frito e feito com triguilho, conhecido como trigo de quibe. Esse trigo é misturado em cebola e carne de boi moída. Para dar o toque característico da culinária árabe são acrescentados hortelã e limão para temperar no momento de ser servido.

Tabule

É um prato típico libanês e servido como aperitivo ou antes das refeições. Sua preparação é feita com o trigo para quibe, tomate, pimenta, cebola, hortelã, salsa, limão e ervas típicas. É considerado uma salada e consumido em cima de folhas de alface.

Esfirra

Também muito famosa no Brasil, a esfirra pode ser servida e consumida aberta ou fechada. Estão disponíveis diversos sabores, como queijo e espinafre, entretanto, o mais comum e típico é de carne vermelha temperada com cebola, tomate e molho tahine feito com base de gergelim.

Babaganuche (Baba Ganoush)

É um tipo de purê feito a partir de berinjela temperada com molho tahine, azeite e alho. Para isso, a berinjela é assada ou grelhada e, posteriormente, mistura-se suco de limão. É consumido acompanhado por pão ou usado no preparo de outros pratos. Facilmente encontrado na Síria, Líbano, Egito, Israel e Jordânia.

Húmus

Homus em árabe significa grão-de-bico. Esse prato é uma pasta feita com grão-de-bico cozido e amassada com azeite, tahine, suco de limão, alho e sal. Também é acompanhado por pães ou misturado em sopas, cozidos, ensopados e outros tipos de pratos quentes.

Arroz sírio

Usado como acompanhamento para carne, o arroz sírio é feito com sal e manteiga. Depois de cozido é misturado em macarrão bem fino, o cabelo de anjo. É um prato muito popular e podem ser encontradas diversas variações, como misturado em grão-de-bico e amêndoas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!